Monday 24 December 2007

O altruísmo visto como virtude é, na definição de Augusto Comte, viver para os outros. Ser altruísta é dominar os instintos egoístas, que existem natu


slots Ser altruista

O altruísmo visto como virtude é, na definição de Augusto Comte, viver para os outros. Ser altruísta é dominar os instintos egoístas, que existem naturalmente em todo o ser humano. Isso promove o afloramento das inclinações benévolas que também estão sempre presentes.
O altruísmo faz com que o homem concilie sua satisfação pessoal com o bem estar e a satisfação de seus semelhantes, de sua comunidade, de sua família, de seus irmãos.Os instintos naturais de benevolência por si não constituem o altruísmo.
O compõem somente se o homem consegue dar-lhes caráter de habitualidade. Esses instintos afloram esporadicamente como móveis de comportamento e é necessário tornar o altruísmo um estado habitual que reduza e abafe continuamente os instintos egoístas, educando-os e tornando-os menos ativos e mais obedientes a vontade.
Como ilustração citamos uma cultura agrícola, o milho. Enquanto a planta nasce e cresce é necessária uma permanente atenção para erradicar as ervas daninhas. Depois que as plantas crescem elas por si abafam as plantas daninhas com seu próprio vigor.

No comments: